Muitas pessoas se tornaram adeptas dos meios de transportes como os apps de corridas, sendo que um dos mais conhecidos é sem dúvidas, a Uber, não somente no Brasil, mas no mundo inteiro.
Você sabia que para se tornar um motorista da Uber, é necessário estar dentro de alguns padrões pré-estabelecidos? Uma das ações mais importantes adotadas pela empresa é sobre a checagem de antecedentes criminais.
Veja abaixo como funciona esse processo, quais são as formas que são realizados e muito mais.
Checagem de antecedentes criminais: como funciona?
Muita polêmica sempre envolve a segurança dos passageiros e usuários dos serviços da Uber, indo muito além de assaltos, assédios e demais possibilidades.
Porém, uma das alternativas adotadas pela empresa é verificar de maneira prévia mais sobre o histórico de seus motoristas, fazendo assim a checagem de antecedentes criminais.
Esse modelo já é testado nos EUA, realizando constantemente essa verificação em toda a rede de condutores, que até o momento, era feita apenas na entrada do motorista na empresa. Antigamente, isso causava certo descontrole, visto que não era realizada essa verificação posterior.
Com esse novo hábito, a empresa vai conseguir realizar um melhor monitoramento sobre as acusações, sendo que muitas delas podem desqualificar ou até mesmo proibir o condutor de continuar trabalhando na empresa, incluindo vários crimes e ofensas sexuais.
Em alguns dias de teste, já foram removidos alguns motoristas da rede. Conforme informações, essa checagem de motoristas será realizada por algumas empresas terceirizadas, onde a coleta de dados é feita em tempo real, sendo a Uber notificada instantaneamente caso haja algum problema com o motorista em questão.
Como será feito o processo?
A Uber, em conjunto com o Serpro, a empresa especialista em TI do Governo Federal, já anunciaram um contrato de nível nacional, onde por meio dele, a empresa poderá ter a confirmação de demais informações cadastrais dos motoristas parceiros e dos candidatos, tudo por meio das informações da CNH e do CRLV, por meio da autorização direta do Denatran.
A Uber poderá fazer essa verificação de maneira online, em conjunto com o cadastro, verificando se todos os dados e informações estão de acordo com os dados do motorista, além disso, é possível verificar se a habilitação foi cassada ou não, por exemplo.
Ademais, as fotos dos motoristas também serão verificadas de maneira digital, tudo por meio de um software exclusivo, que é chamado de Datavalid, comparando as imagens do condutor com aquelas arquivadas pelas autoridades de trânsito, prevenindo possíveis fraudes.
Informações sobre sinistros e roubos podem ser identificadas da mesma forma.
Como emitir a certidão de antecedentes criminais?
A lei da qual faz a regulamentação dos apps de transporte, trás a obrigação da apresentação da certidão negativa de antecedentes criminais, dessa forma, muitos dos motoristas possuem certas dúvidas sobre como conseguirem tirar esse documento.
Tanto o motorista, quanto o passageiro, devem priorizar sua segurança ao andar de Uber, sendo assim, todo esse processo é realizado por empresas terceirizadas, garantindo a segurança.
O documento de certidão de antecedentes criminais revela se existem ou não registros criminais contra certa pessoa, mostrando sobre qual processo foi julgado ou condenado.
A sua retirada é feita de forma gratuita diretamente pelo site da Polícia Federal, veja abaixo como fazer o passo a passo:
- Acesse o site da Polícia Federal, que é http://www.pf.gov.br/;
- Clique na aba de “antecedentes criminais”, depois disso, você verá três opções diferentes, clique em “emissão”;
- Dentro de poucos segundos, você terá seu documento pronto.
Nele, você poderá visualizar alguns dados específicos, como o número do pedido, a data e a hora da retirada do mesmo. O documento possui validade de 90 dias depois de sua emissão.
Como posso validar o documento?
Para conseguir realizar a validação do documento, você deve retornar para a página de antecedentes criminais e então clicar em “validação”. Com as informações das quais possui em seu documento, basta preencher o formulário e assim, receberá a notificação da validação.
Com essa certidão, você poderá fazer sua inscrição no app da Uber ou demais aplicativos dos quais deseja trabalhar.
Ao andar de Uber, você tem a plena certeza de que está com o máximo de segurança possível dentro do app, garantindo mais tranquilidade durante o uso do serviço em qualquer local do país.
Deixe seu Comentário