Com público exigente, o Táxi ainda está presente e é muito procurado como meio de transporte! Se você busca uma oportunidade de emprego, um meio de conseguir é ser motorista de Táxi. Aqui, lhe explicaremos tudo o que você precisa saber sobre a profissão e suas vantagens.
Os táxis existem a anos e está presente em quase todas as cidades, a profissão de taxista é a única que está 100% amparada pela legislação de transporte público individual. É a opção que as pessoas encontram para se transportar após se sentirem frustrados com as promessas não cumpridas dos aplicativos de transporte particular.
Existem três tipos de taxistas – isso ocorre porque a a quantidade de alvarás é muito maior que a quantidade de pessoas interessadas na profissão. Um alvará custa em média 300 mil reais, e por ser um valor alto que nem todas as pessoas conseguem pagar, muitos motoristas escolhem ser taxistas de frotas.
Como ser motorista de táxi?
Toda profissão necessita de requisitos, e para ser motorista de táxi, isso não é diferente. É necessário:
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH) B, C, D u E;
- Curso de relações humanas, direção defensiva, primeiros socorros, mecânica e elétrica básica de veículos;
- Veículo com as características exigidas da cidade;
- Certificação específica para exercer a profissão;
- Inscrição no INSS.
Atualmente, são 3 modelos disponíveis para ser motorista de táxi, se você se interessa na profissão, acompanhe para saber qual seria a opção ideal para você.
Quais os 3 tipos de taxistas atuais?
Como citado anteriormente, são três meio de você atuar como motoristas de táxi:
Taxista de Frota
Nessa modalidade de taxista é lavo um valor diário, semanal ou mensal para ser possível dirigir para um grupo. É um modelo em que o motorista, de certa forma, aluga um alvará. A facilidade dessa modalidade é que o profissional não precisa ir atrás da burocracia do mesmo.
De acordo com o SEBRAE, essa modalidade é a preferida dos motoristas atuais, já que faz com que seja adquirido experiência antes de ser feita a compra do carro próprio.
Taxista coproprietário ou auxiliar
Como o próprio nome sugere, nessa modalidade o que ocorre é que um taxista dono de alvará aluga o táxi para outro profissional trabalhar – dividindo a licença. Enquanto o proprietário trabalha um horário, o coproprietário pode trabalhar em outro.
É importante ressaltar que esse tipo de modalidade faz com que o coproprietário não tenha direito a desconto no IPI e no ICMS, fazendo com que seja necessário pagar 30% a mais pelo veículo.
Taxista autônomo
A modalidade mais desafiadora, já que o taxista é dono do próprio alvará e deve ir atrás da burocracia do mesmo.
Cursos de capacitação de taxistas
Assim como outras profissões, ser um motorista de táxi exige capacitação para atender as necessidades do mercado e do público. É obrigatório para todos que desejam se tornar motorista fazer os cursos obrigatórios por uma entidade reconhecida pelo órgãos autorizados respectivos do município.
Hoje, são diversos cursos on-line de capacitação que podem ser realizados, o que é uma facilidade para aqueles que estão em busca de se tornarem taxistas profissionais. A intenção da obrigatoriedade desses cursos é integrar os no mercado de turismo dos locais.
Os cursos obrigatórios, são:
- Relações Humanas;
- Direção Defensiva;
- Primeiros Socorros;
- Mecânica básica;
- Elétrica básica.
Alvará para taxistas
Após certificação dos cursos obrigatórios, é necessário o alvará para exercer a profissão! O documento possui muita burocracia, então esteja preparado para isso. O alvará não é liberado a todo momento e é necessário aguardar liberação da prefeitura.
O primeiro passo para o Alvará, é estar inscrito no cadastro de taxista da Secretaria Municipal da sua cidade – depois disso, deverá aguardar a liberação do documento. Caso prefira pular esse passo, ainda é possível exercer a profissão como citado no texto acima de modelos de taxistas!
Deixe seu Comentário