Aluguel de carro para Uber, Cabify, 99 e outros. Vale a Pena?

Muitos não sabem, mas não é preciso ter um carro próprio para trabalhar para os principais serviços de transporte privado disponíveis hoje no mercado, como Uber, 99, Cabify etc.

Aqueles que têm carteira e desejam trabalhar como motoristas, mas não possuem carro próprio, podem alugar um carro em alguma agência de locação para começar a dirigir e a potencializar os lucros.

Obviamente, é preciso tomar bastante cuidado na hora de escolher que carro alugar e em que agência fazer isso, uma vez que é preciso equilibrar as contas de modo que, no final do mês, o valor do aluguel não venha a ser maior do que o valor lucrado com o serviço de transporte.

Se você se encontra nessa situação e deseja saber um pouco mais sobre o aluguel de carro para se trabalhar para a Uber, a 99, o Cabify ou qualquer outro app de transporte, confira a seguir algumas dicas e recomendações que separamos para você.

Como funciona o aluguel de carro para trabalhar como motorista privado?

motorista de aplicativo

Há tempos que o aluguel de carros não se limita mais apenas a indivíduos que desejam um veículo por um ou dois dias para aproveitar alguma viagem ou para substituir temporariamente o próprio carro.

Hoje em dia, diversas empresas de aluguel de carros possuem planos voltados para motoristas de aplicativos que desejam trabalhar com o transporte privado, mas não possuem veículo próprio. Geralmente, elas possuem dois tipos de aluguel:

☑️ Um aluguel diário, para aqueles que desejam alugar temporariamente um carro, seja para dar os primeiros passos no trabalho com transporte privado, seja para simplesmente substituir o próprio carro, que pode estar impossibilitado de circular por algum período, por problemas mecânicos, por exemplo.

☑️ Um aluguel mensal, voltado para aqueles que não possuem carro e que desejam ter um mesmo veículo por bastante tempo e que já trabalham e possuem mais experiência com o transporte privado.

Vantagens e desvantagens

aluguel de carro para motorista privado

Algumas das principais vantagens de se alugar um carro para trabalhar como motorista privado de aplicativos são as seguintes:

📌 Empresas, como a Uber e a 99, possuem parceria com locadoras de veículos, oferecendo aos seus motoristas descontos exclusivos, que barateiam e muito o aluguel de um veículo,

📌 Geralmente, a troca de óleo, revezamento de pneus, de filtro e de luzes, bem como quaisquer outras manutenções exigidas, ficam por conta da locadora, cabendo ao motorista apenas cuidar da gasolina,

📌 Não precisando cuidar da manutenção, o custo tende a cair drasticamente em comparação ao custo de dirigir com o próprio veículo,

📌 Há pouca burocracia quando o assunto é aluguel de carro!

📌 Furtos e danos causados por terceiros, caso comprovados, tendem a ser cobertos pelo plano de aluguel, também,

📌 Isenção na taxa de IPVA e documentação.

Por outro lado, os únicos pontos negativos da prática são, basicamente, os de que o motorista fica à mercê da locadora, podendo ficar sem veículo caso ocorra algum problema com ela e de que ele precisará trabalhar o suficiente para pagar o aluguel do veículo e ainda ter lucro para manter suas contas em dia.

Documentos para alugar um carro como motorista privado

vale a pena alugar carro para trabalhar

Para alugar um carro visando trabalhar como motorista de transporte privado para algum aplicativo, alguns documentos são exigidos.

Cada caso será um caso, mas, geralmente, a documentação básica exigida consiste basicamente no documento de identificação com foto e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com EAR, além, é claro, algo que dê ao locador a segurança de que você cumprirá com o acordo, mas isso será negociado diretamente com ele.

Carteira Nacional de Habilitação com EAR

Se você deseja usar seu veículo ou algum veículo alugado como fonte de renda, usando-o para trabalhar com transporte, seja de Uber, seja de motorista de ambulância, você deverá solicitar que seja incluída em sua CNH a observação de que você Exerce Atividade Remunerada (EAR).

Para solicitar que a observação EAR seja incluída em sua CNH, você precisará dirigir-se ao Detran de seu município. Ao solicitar a inclusão, você possivelmente passará por novos exames de aptidão física e mental, além do exame psicotécnico, e deverá apresentar os seguintes documentos:

☑️ CNH (original e cópia),

☑️ Formulário com o resultado dos exames solicitados pelo Detran,

☑️ Comprovante de pagamento das taxas.

O “EAR” na carteira de motorista é essencial para se trabalhar como motorista de aplicativos porque o seu veículo, seja ele próprio ou alugado, passará a ser uma fonte de renda sua, uma vez que você estará exercendo atividade remunerada com ele.

Aluguel de veículos: a perspectiva das empresas

motorista particular em carro alugado

Tanto para as empresas de locação de veículos, quanto para empresas de transporte privado, a prática de aluguel de veículos com esse intuito é muito bem vista e até mesmo incentivada – isso porque ambas apenas têm a ganhar com a popularização dessa prática.

Tanto é que as principais empresas de transporte privado no país, como a Uber, possuem parceria com empresas de aluguel de veículos, oferecendo descontos bastante significativos para motoristas do aplicativo que desejam alugar um veículo.

Convém, portanto, entrar em contato com o especialista em veículos da empresa para a qual você trabalha a fim de conhecer as locadoras de veículos parceiras dela, a fim de conseguir descontos exclusivos e, assim, evitar prejuízos ao final do mês.

Tome bastante cuidado e se informe bem antes de decidir que carro e modelo você irá alugar para começar a trabalhar como motorista privado desses aplicativos. Isso porque cada um possui suas próximas exigências, cabendo ao motorista ou motorista em potencial informar-se diretamente com elas.

Por exemplo, alguns aplicativos restringem o ano do veículo a ser utilizado na atividade de transporte. Convém sanar essa e outras dúvidas antes de efetivamente escolher o carro a ser alugado.

Motoristas de Aplicativos

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content