Muitos não sabem, mas não é preciso ter um carro próprio para trabalhar para os principais serviços de transporte privado disponíveis hoje no mercado, como Uber, 99, Cabify etc.
Aqueles que têm carteira e desejam trabalhar como motoristas, mas não possuem carro próprio, podem alugar um carro em alguma agência de locação para começar a dirigir e a potencializar os lucros.
Obviamente, é preciso tomar bastante cuidado na hora de escolher que carro alugar e em que agência fazer isso, uma vez que é preciso equilibrar as contas de modo que, no final do mês, o valor do aluguel não venha a ser maior do que o valor lucrado com o serviço de transporte.
Se você se encontra nessa situação e deseja saber um pouco mais sobre o aluguel de carro para se trabalhar para a Uber, a 99, o Cabify ou qualquer outro app de transporte, confira a seguir algumas dicas e recomendações que separamos para você.
Como funciona o aluguel de carro para trabalhar como motorista privado?
Há tempos que o aluguel de carros não se limita mais apenas a indivíduos que desejam um veículo por um ou dois dias para aproveitar alguma viagem ou para substituir temporariamente o próprio carro.
Hoje em dia, diversas empresas de aluguel de carros possuem planos voltados para motoristas de aplicativos que desejam trabalhar com o transporte privado, mas não possuem veículo próprio. Geralmente, elas possuem dois tipos de aluguel:
☑️ Um aluguel diário, para aqueles que desejam alugar temporariamente um carro, seja para dar os primeiros passos no trabalho com transporte privado, seja para simplesmente substituir o próprio carro, que pode estar impossibilitado de circular por algum período, por problemas mecânicos, por exemplo.
☑️ Um aluguel mensal, voltado para aqueles que não possuem carro e que desejam ter um mesmo veículo por bastante tempo e que já trabalham e possuem mais experiência com o transporte privado.
Vantagens e desvantagens
Algumas das principais vantagens de se alugar um carro para trabalhar como motorista privado de aplicativos são as seguintes:
? Empresas, como a Uber e a 99, possuem parceria com locadoras de veículos, oferecendo aos seus motoristas descontos exclusivos, que barateiam e muito o aluguel de um veículo,
? Geralmente, a troca de óleo, revezamento de pneus, de filtro e de luzes, bem como quaisquer outras manutenções exigidas, ficam por conta da locadora, cabendo ao motorista apenas cuidar da gasolina,
? Não precisando cuidar da manutenção, o custo tende a cair drasticamente em comparação ao custo de dirigir com o próprio veículo,
? Há pouca burocracia quando o assunto é aluguel de carro!
? Furtos e danos causados por terceiros, caso comprovados, tendem a ser cobertos pelo plano de aluguel, também,
? Isenção na taxa de IPVA e documentação.
Por outro lado, os únicos pontos negativos da prática são, basicamente, os de que o motorista fica à mercê da locadora, podendo ficar sem veículo caso ocorra algum problema com ela e de que ele precisará trabalhar o suficiente para pagar o aluguel do veículo e ainda ter lucro para manter suas contas em dia.
Documentos para alugar um carro como motorista privado
Para alugar um carro visando trabalhar como motorista de transporte privado para algum aplicativo, alguns documentos são exigidos.
Cada caso será um caso, mas, geralmente, a documentação básica exigida consiste basicamente no documento de identificação com foto e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com EAR, além, é claro, algo que dê ao locador a segurança de que você cumprirá com o acordo, mas isso será negociado diretamente com ele.
Carteira Nacional de Habilitação com EAR
Se você deseja usar seu veículo ou algum veículo alugado como fonte de renda, usando-o para trabalhar com transporte, seja de Uber, seja de motorista de ambulância, você deverá solicitar que seja incluída em sua CNH a observação de que você Exerce Atividade Remunerada (EAR).
Para solicitar que a observação EAR seja incluída em sua CNH, você precisará dirigir-se ao Detran de seu município. Ao solicitar a inclusão, você possivelmente passará por novos exames de aptidão física e mental, além do exame psicotécnico, e deverá apresentar os seguintes documentos:
☑️ CNH (original e cópia),
☑️ Formulário com o resultado dos exames solicitados pelo Detran,
☑️ Comprovante de pagamento das taxas.
O “EAR” na carteira de motorista é essencial para se trabalhar como motorista de aplicativos porque o seu veículo, seja ele próprio ou alugado, passará a ser uma fonte de renda sua, uma vez que você estará exercendo atividade remunerada com ele.
Aluguel de veículos: a perspectiva das empresas
Tanto para as empresas de locação de veículos, quanto para empresas de transporte privado, a prática de aluguel de veículos com esse intuito é muito bem vista e até mesmo incentivada – isso porque ambas apenas têm a ganhar com a popularização dessa prática.
Tanto é que as principais empresas de transporte privado no país, como a Uber, possuem parceria com empresas de aluguel de veículos, oferecendo descontos bastante significativos para motoristas do aplicativo que desejam alugar um veículo.
Convém, portanto, entrar em contato com o especialista em veículos da empresa para a qual você trabalha a fim de conhecer as locadoras de veículos parceiras dela, a fim de conseguir descontos exclusivos e, assim, evitar prejuízos ao final do mês.
Tome bastante cuidado e se informe bem antes de decidir que carro e modelo você irá alugar para começar a trabalhar como motorista privado desses aplicativos. Isso porque cada um possui suas próximas exigências, cabendo ao motorista ou motorista em potencial informar-se diretamente com elas.
Por exemplo, alguns aplicativos restringem o ano do veículo a ser utilizado na atividade de transporte. Convém sanar essa e outras dúvidas antes de efetivamente escolher o carro a ser alugado.
Deixe seu Comentário